Pular para o conteúdo principal

Google terá alertas de inundações em parceria com Serviço Geológico

Uma parceria entre o Google e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), anunciada em Florianópolis (SC), vai possibilitar a emissão de alertas de inundações ribeirinhas no país. O indicador combina dados como os níveis de água dos rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite. Moradores de mais de 60 localidades terão disponíveis informações em tempo real. Nos próximos meses, a cobertura de alertas e previsão deverá ser expandida para outras regiões.

Foto: Unsplash

Ao navegar pelo Google Maps, realizar pesquisas na busca ou acessar a nova plataforma de enchentes FloodHub, os usuários receberão alertas e previsões sobre as condições dos rios. Não fazem parte desse sistema as cheias rápidas, que ocorrem em cidades nas cabeceiras ou com as chuvas em grandes centros urbanos. São disponibilizadas informações de cheias graduais, sobre as quais é possível enviar dados, por exemplo, de quanto a água deve subir em determinado período, permitindo deslocamentos.



VEJA TAMBÉM


Paraná começa a arrecadar doações para famílias atingidas pelas chuvas; veja como ajudar

Relatório da Organização das Nações Unidos mostra que os brasileiros estão entre os mais expostos aos riscos de inundações ribeirinhas no mundo. Entre 2000 e 2019, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas por enchentes no país. 

PATROCINADOR NOTICIAS EM FOCO

“Temos observado, globalmente, um aumento da frequência dos desastres e dos eventos críticos em função das mudanças climáticas e, como parte dos esforços nesse campo, desenvolvido produtos que levam informação confiável a pessoas em momentos críticos para mantê-las seguras antes, durante e depois que esses eventos acontecem”, afirma Luisa Phebo, líder de Parcerias de Impacto Social do Google.

Fale conosco (41) 99522-1316

A tecnologia já é utilizada em outros países, como Índia e Bangladesh, e agora, além do Brasil, estará disponível na Colômbia, no Sri Lanka e em 15 países africanos, como Chade, Nigéria, República do Congo e África do Sul. Em 2021, foram enviados 115 milhões de notificações e alertas de inundações para 23 milhões de pessoas na Índia e em Bangladesh.

O Sistema de Alertas de Inundações reúne “poder computacional, experiência em aprendizado de máquina para desenvolver sistemas automatizados de previsão e alerta de inundações em escala global”, destaca o Google. 

“A vantagem dessa parceria é aumentar a divulgação das informações geradas e aproveitar a capacidade do Google de programação, para expandir futuramente essas previsões a outros locais no Brasil”, diz Alice Castilho, diretora de Hidrologia do SGB.

Wempresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o SBG opera sistemas de Alerta Hidrológico em 17 bacias do território brasileiro, monitorando chuvas, níveis de rios e mapas de riscos hidrológicos. Essas informações são enviadas periodicamente para órgãos de defesa civil, agentes públicos estaduais e municipais, além da população em geral. 

“Atualmente, essas informações estão no site do Serviço Geológico do Brasil, temos as fotos, os níveis em tempo real, os boletins também em tempo real. Toda a população consegue acessar, mas, no entanto, não chega tão fácil para a população, não é tão palatável”, avaliou Artur Matos, coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB.

Por Banda B


Postagens mais visitadas deste blog

Candidata a deputada federal, Protetora Tatá tem celular invadido e tem fotos íntimas expostos

Mais um caso de exposição, agora contra a candidata a deputada federal conhecida popularmente conhecida por Protetora Tatá perdeu seu celular, os infratores ao acessar a galeria realizaram a postagem em diversas redes sociais. A redação do Notícias em Foco em contato com a vítima nós relatou estar profundamente, abalada com o que aconteceu e já tomou as medidas cabíveis, segundo Tatá Rodrigues serão responsabilizados quem compartilhar as fotos. CRIME DE INVASÃO DE DISPOSITIVOS O primeiro artigo, 154-A, trouxe o crime chamado “Invasão de dispositivo informático”, que consiste na invasão de qualquer dispositivo informático alheio, como computadores, smartphones, tablets etc., independentemente se estiver conectado à internet ou não. POR QUE A LEI RECEBEU O NOME DA ATRIZ? O nome advém de um caso ocorrido com a atriz Carolina Dieckmann. Em maio de 2011, um hacker (criminoso virtual) invadiu o computador pessoal da atriz, possibilitando que ele tivesse acesso a 36 fotos pessoais de cunho ín

Marinha emite alerta de ventos fortes para o litoral do Paraná

Marinha do Brasil emitiu um alerta de ventos fortes entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, com intensidade de até 61 km/h (33 nós), entre as noites dos dias 15 e 16 de agosto (segunda e terça-feira). A Marinha ainda reforça aos navegantes que consultem informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. Quanto ao tempo, a previsão no litoral do Paraná é de sol na segunda-feira, e com chuva na terça. No entanto, nada comparado ao que ocorreu na semana passada com a passagem do ciclone que causou prejuízos. De acordo com o Simepar, o volume não deve ultrapassar 6.1 mm. Fonte: Tribuna do Paraná  tribunapr.uol.com.br

Três jovens morrem em confronto em Piraquara, polícia diz que o indivíduos estavam em carro roubado

Três homens identificados como João Gabriel Da Silva Ribeiro De Paulo, Fabricio Correia Uniat e Harlyson Thaylor De Aguiar Silva morreram, na noite deste sábado (3), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, ao entrarem em confronto com policiais das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE). Os agentes tentaram abordar um veículo Renault Megane e os suspeitos iniciaram uma tentativa de fuga. O automóvel passava pela Avenida Betonex, no Jardim Holandês. O motorista acelerou e fugiu. Segundo a polícia, além da fuga, atiraram nas equipes policiais e, foram baleados. Os três ocupantes do Megane morreram. Na fuga, o carro ainda provocou um acidente ao colidir em um Ford Fiesta, que seria de um morador da região que chegava em casa. Com eles foram encontrados dois revólveres e uma pistola. Eles já contavam com uma extensa ficha criminal. Os dois idosos e a mulher que foram atingidos pelo carro do trio na fuga, sofreram ferimentos sem risco de morte.